Pré e Pós treino: Pra quem?

Primeiro precisamos entender pra que serve o pré treino.

Ele serve para não deixar cair o rendimento do treino e para evitar o catabolismo, utilização de músculo como fonte de energia.

Nosso corpo utiliza a glicose (carboidrato) como principal fonte de energia quando o assunto é atividade física, mas quando o estoque de glicose diminui muito, a massa muscular começa a ser convertida em glicose (gliconeogenese).

Então, precisamos prestar a atenção, se durante o treino, o rendimento está caindo ou se o real problema, é iniciar o treino.

Se estamos precisando de um estimulo para iniciar o treino, o que precisamos é de um estimulante (termogênico), e não um lanche ou refeição rica em carboidratos. 

CARBO MODULADO OU ESTIMULANTE?

Como eu disse anteriormente, o tipo de pré treino deve ser estipulado de acordo com a necessidade.

Por exemplo, se eu treino no fim de tarde e meu almoço foi rico em carboidrato, talvez eu não precise de um lanche ou refeição como pré treino, já que meus estoques de glicogênio estão cheios.

Então um pré treino estimulante, para dar aquele UP no início do treino pode ser bem vindo.

Além disso, pré treinos estimulantes como as catequinas do chá verde, podem melhorar a nossa “queima” de gordura (lipólise), uma vez que estimulam enzimas que desencadeiam a oxidação de ácidos graxos (gordura).

Chás e shots são excelentes estratégias pré treino estimulante.  

PORQUE PRECISAMOS DE PÓS TREINO?

A atividade física proporciona sobrecarga para que haja adaptação. Essa adaptação ocorre quando há uma lesão do tecido muscular.

O tecido muscular é composto de proteína, que podemos compará-las com tijolos em um muro.

Imagine alguém pegar uma marreta e começar a derrubar tijolos desse muro. É exatamente o que ocorre me nosso músculo quando treinamos.

Então após o treino, precisamos dar tijolos (proteínas) para esse muro (músculo) ser reconstruído.

Por isso é importante um pós treino rico em proteína, mas também em carboídrato, que por sua vez, eleva a insulina desencadeado o processo de hipertrofia (reconstrução do muro)

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *